Nova lei disponibiliza trabalho remoto para funcionários com filhos na Romênia
Foi promulgada uma nova lei que oferece aos funcionários romenos que têm filhos de até 11 anos sob seus cuidados a oportunidade de trabalhar remotamente quatro dias por mês.
De acordo com a lei, “a pedido, os trabalhadores que tenham filhos até aos 11 anos a seu cargo têm direito a 4 dias de trabalho remoto por mês, nos termos da Lei n.º 81/2018 que regula as atividades de teletrabalho, com posteriores alterações e aditamentos, exceto nas situações em que a natureza ou tipo de trabalho não permita tais condições”.
Na situação em que ambos os progenitores ou representantes legais sejam empregados, o pedido deve ser acompanhado de uma autodeclaração do outro progenitor ou representante legal atestando que não solicitaram simultaneamente trabalho remoto ou teletrabalho pelo mesmo período, de acordo com a Euronews Roménia .
Em exceção ao disposto na Lei nº. 81/2018, os trabalhadores que trabalhem nestas condições são obrigados a dispor de todos os meios necessários para o desempenho das suas funções, conforme especificado na sua descrição do trabalho, conforme disposto na lei promulgada.
Os parlamentares que iniciaram o projeto citam países como Suécia, Áustria, Alemanha, Espanha, Finlândia, Holanda, Noruega e Bélgica, que também oferecem um programa flexível, incluindo trabalho remoto/teletrabalho, para funcionários com responsabilidades de cuidado de crianças.
radu@romania-insider.com
(Fonte da foto: M ariia Boiko | Dreamstime.com)